Euroturf
Euroturf Serviços de Consultoria Dryject Folwick Notícias Contactos  
Newsletter
Campo de Golf
Sistema DryJect
Poupe tempo com a nova DryJect
Notícias
Home | Notícias

Lançamento do revolucionário sistema de aerificação/topdressing DRYJECT na Europa. A Dryject já funciona nos campos de Futebol e Golfe de Portugal
 

DryJect: é um conceito revolucionário no que diz respeito a aerificação/topdressing e melhoramento do solo em campos de Golfe (greens, tees e fairways) e de Futebol.

A DryJect tem a capacidade de injectar grandes volumes de matéria seca (areia, Profile, Áxis, etc.) no perfil do solo, deixando a superfície relvada intacta em termos de jogabilidade, podendo ser utilizada como suplemento e/ou alternativa razoável às tradicionais aerificações de solo (Core Aeration, Vertidrain, Solid Tinning, etc.). É muitas vezes utilizada para alterações a nível de textura e estrutura do solo, devido à sua capacidade de injectar grandes quantidades de areia no perfil do rootzone. Estas quantidades de areia são particularmente importantes se tivermos em conta que existem duas maneiras de controlar o thatch: por remoção e por diluição.

A DryJect tem sido utilizada tanto na preparação de diversos eventos de golfe em afamados campos, como Oakmont, Wined Foot, Merion, Oak Hill e Inverness, assim como em manutenções de rotina e melhoramento em vários outros campos.

Neste momento já existem representantes da DryJect em mais de metade dos Estados Norte Americanos, Coreia, Canada, Holanda, Luxemburgo e Alemanha com trabalhos executados em muitíssimos campos de golfe e futebol. A Euroturf foi a empresa escolhida para representar esta tecnologia em Portugal, Espanha e Reino Unido.

Também em Portugal a DryJect já começou a auxiliar os Golf Course Superintendents portugueses na sua batalha diária que é manter os seus greens ao nível a que têm habituado quem nos visita para jogar golfe.

Hoje em dia manter greens firmes, com pouco thatch e que recebam bem as bolas não é tarefa fácil, uma vez que a pressão de jogo, por parte dos jogadores, é cada vez maior, e estes esperam que os greens estejam sempre em condições de topo, não deixando grande margem de manobra para directores de manutenção e directores de golfe.

O primeiro trabalho executado pela Euroturf em Portugal com a DryJect foi no Golfe dos Oitavos. O trabalho foi concluído num dia deixando os 18 greens aerificados prontos a jogar no dia seguinte, sem que o rolar da bola fosse afectado por esta operação, tendo sido injectado cerca de 1,8 kg de areia por metro quadrado.

O segundo trabalho em termos de golfe foi no Alto Golf & Country Club, no Algarve. Também aqui o trabalho foi executado num dia, com a particularidade de o campo nunca ter fechado ao público, mantendo sempre pelo menos nove buracos abertos, permitindo que não se perdessem green fees.

Colin Snape, Director de Golfe do Alto golf & Country Club e ex-Director da PGA Europa comentou que “todos os greens foram tratados em um só dia sem que se perdesse a qualidade do putting. A quantidade de areia injectada foi consistente e as marcas deixadas em pouco tempo desapareceram. Depois do tratamento os greens ficaram muito mais firmes e rápidos, opinião demonstrada pelos jogadores que se mostraram favoráveis a este método em comparação aos tradicionalmente utilizados.”

Também no futebol a DryJect fez o seu debute, tendo-se estreado no campo de futebol do Entroncamento, seguindo-se o Estádio Municipal de Abrantes.

Ambos os trabalhos foram executados durante um dia de trabalho, permitindo que, nesse mesmo dia, se pudesse continuar com a actividade desportiva, contrariamente ao que habitualmente acontece com o tradicional Verti-draining, que demora cerca de 2 dias a concluir e durante alguns dias o relvado não deve ser utilizado, de modo a não anular o trabalho executado.

Vítor Frutuoso, Divisão de Desporto, Juventude e Tempos Livres da Câmara Municipal do Entroncamento revelou que a razão pela qual optou pelo sistema Dryject no campo de futebol do Bonito-Entroncamento “foi sem dúvida, o inovador sistema para tratamento de campos relvados, as referências apresentadas e a rapidez de execução dos trabalhos. Toda a operação se desenrolou no tempo previsto, com profissionais habilitados de modo que os resultados que se esperavam foram obtidos, sendo, assim, atingidos os objectivos desta operação.”

« voltar